quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Desembarque datado é mais um ato do desesperado PSDB

O ministro Eliseu Padilha botou fim na novela e comunicou a saída dos tucanos da base de Temer. A história já se arrastava há meses: os tucanos já ameaçaram abandonar o governo ao menos quatro vezes em situações anteriores, com o objetivo de angariar cargos ou dinheiro público, advindas de emendas parlamentares. Agora, seguindo sua vocação de moralista sem moral, anuncia sua saída visando desvincular sua imagem do governo que colocou no poder de forma ilegítima. Visando 2018, o tucanato abandona o barco, após tê-lo ajudado a naufragar.

Temer é possivelmente o presidente com a menor aprovação de toda história. Após assumir o governo de forma ilegítima, se envolveu (juntamente com sua base) em inúmeros casos de corrupção, além de adotar uma política entreguista e a favor das elites. Portanto, é de certa forma compreensível que nenhum partido que queira disputar eleições queira vincular sua imagem a um governo odiado pela população. Mas por motivos óbvios não será possível para o PSDB desassociar sua imagem do monstro que criou.


Temer só chegou ao poder graças ao seu aliado mais poderoso. O golpe foi orquestrado nos bastidores pelo PSDB que, ao não aceitar a derrota nas eleições, travou a pauta no congresso, impedido Dilma de governar. Ademais foi do Partido que saíram os 45 mil reais que remuneraram a advogada Janaína Pascoal para realizar a peça do impeachment que acabou por depor a presidenta eleita democraticamente sob a frágil escusa de “pedaladas fiscais”. A reforma trabalhista, previdenciária e o leilão do Pré-Sal eram propostas tucanas, recusadas 4 vezes seguidas nas urnas e implementadas por meio do governo ilegítimo, do qual sempre fizeram parte.

Quando Fernando Henrique pediu a saída de todos os ministros em novembro de 2016, o partido ganhou a Secretaria de Governo, com Antonio Imbassahy. Nas duas denúncias contra Temer ganhou milhões provenientes de emendas liberadas pelo Planalto. Em outra ameaça inócua, Aécio ganhou o apoio do PMDB nas denúncias contra si no Senado. Como os tucanos costumam dizer, não existe almoço grátis, sobretudo em governo golpista. Agora o governo Temer parece não ter mais nada a oferecer além de uma imagem ruim que pode reverberar nas próximas eleições, que se aproximam a cada dia.


Fica mais do que claro que a saída anunciada por Padilha, não possui qualquer ligação com ética ou princípios do estatuto do partido. Caso fosse assim, teriam debandado logo na primeira denúncia contra Temer, ou mesmo na divulgação das gravações de Joesley Batista. Se bem que cogitar ações pautadas pela ética do PSDB não tem sido algo muito sensato. Afinal o partido ainda tem entre seus nomes mais influentes o do Senador Aécio Neves.  O interesse é tentar no desespero e de forma estabanada recuperar um pouco da imagem já tão abalada. Que as urnas julguem as ações deste partido.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...