domingo, 24 de dezembro de 2017

MANÉ GARRINCHA E OS NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS



Vejo aqui em um portal que o GDF vai arrendar para a iniciativa privada o Estádio Nacional, o popular Estádio Mané Garrincha, aqui em Brasília.

Um primo, mais entendido do que eu na área imobiliária, me deu uma receitinha básica:
Aldo, se vc comprar um apartamento por 1milhão, ele deve, em tese, render de aluguel 1% do valor do apartamento, A CADA MÊS. Assim, se vc comprar um apartamento por 1milhão, teremos:

10% de 1 milhão = 100 mil

1% de 1 milhão = 10 mil


O valor do aluguel deve, então, ser da ordem de 10mil reais, por mês.
 Acho que aqui em Brasília o aluguel não está chegando a 0,5% ( 5mil por mês). Está entre 0,3 e 0,4%, ou seja, um apartamento no valor de 1milhão, aluga-se por 3 ou 4 mil.
———
Voltando ao Mané Garrincha:

Esta receita do meu primo não deve funcionar quando tratamos de aluguel de estádio. Vejam:

O custo do Mané Garrincha foi de 1,5 bilhão de reais. 

10% de 1,5bi = 150 milhões
1% de 1,5bi = 15 milhões
0,5% de 1,5 bi = 7,5 milhões

0,3 a 0,4% de 1,5 bi = 4,5 a 6 milhões.

Se seguisse a receita que o meu primo me passou, o Mané Garrincha deveria ser alugado por algo em torno de 4 a 6 milhões de reais, POR MÊS!

A matéria informa que o GDF está alugando por 5 milhões AO ANO.
Que tragédia! Precisa desenhar?

Vocês já pensaram se os donos do capital imobiliário do DF - não são muitos! - aplicassem cada um dos seus 1,5 bilhão de reais com igual critério?









Aldo João de Sousa ( professor aposentado do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Brasília )

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Brilhante, Aldo! De fato, não precisa nem desenhar, pois essa negociata é muito clara: é a típica parceria 'Caracu', em que o setor privado entra com a 'Cara' e o poder público entra com ...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...