segunda-feira, 26 de junho de 2017

A pizza de Aécio e a frigideira de Lula



O inferno astral de Aécio Neves parece ter chegado ao fim. O Senador mineiro recebeu duas notícias que devem garantir sua imunidade velada no sistema político brasileiro. Em apenas uma semana, Aécio teve o processo na comissão de ética arquivado no Senado e soube que Gilmar Mendes será o relator de seus processos da Operação Lava-Jato.  Ironicamente, no âmbito da mesma Operação, vazou a informação de que Moro pode condenar Lula a até 22 anos de prisão. Como sempre, pesos e medidas diferentes.

O Senador tucano foi gravado em um áudio solicitando diretamente 2 milhões de reais a  Joesley Batista para o pagamento de advogados e nomeou seu primo, o Fred, para operacionalizar a transação espúria. Ainda no áudio, Aécio fez uma insinuação macabra dizendo “Tem que ser um que a gente mata ele antes dele fazer delação”. Ainda assim, o  senador João Alberto Souza (PMDB), presidente da Comissão de Ética, o absolveu por falta de provas, antes mesmo de o julgamento acontecer.

As boas notícias não pararam por aí. Gilmar Mendes será o relator de ao menos 3 de seus 7 processos no STF. A relação de ambos é tão próxima que, em outra gravação, Aécio pediu para Gilmar interceder perante outros senadores de seu próprio partido a seu favor. Às favas com a separação de poderes. Gilmar é figura influente no PSDB e pessoa muito próxima a seu réu. Tudo comprovado em áudios. Nessa semana de agenda positiva, Aécio ainda viu sua irmã deixar a cadeia. É muita sorte. 

Mas nem todos têm a mesma sorte do candidato derrotado nas urnas em 2014. A revista ISTOÉ dessa semana noticiou que a sentença de Lula pode chegar a 22 anos de prisão. Sérgio Moro não apresentou nenhum áudio de Lula comprovando que o famigerado tríplex seria seu, nem qualquer documentação que comprovasse sua propriedade. Já são mais de três anos de investigação e dezenas de milhões de dinheiro do contribuinte gastos e nenhuma prova cabal apresentada à sociedade. Mas 2018 está chegando e urge a necessidade de parar o candidato do povo.

A pizza para Aécio já está pronta. E o povo brasileiro já conhece esse sabor amargo. Estamos há décadas vendo absolvições desse partido, em silêncio, aceitando com estranha normalidade a cegueira seletiva de nossos sistemas político e jurídico. Ironicamente, onde há quietude pela imunidade tucana, existe euforia pela condenação de Lula, que vem sendo “fritado” pelo mesmo sistema há décadas. Pois contra determinado partido, a condenação é prévia, vaza para a mídia e as provas são meros detalhes.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...