quinta-feira, 6 de julho de 2017

Os preços e os valores de cada deputado


                         
Temer é culpado. As provas, apresentadas na delação de Joesley Batista, não deixaram dúvidas sobre a procedência das denúncias apresentadas pelo Ministério Público. No entanto, a aprovação do processo pela Câmara será muito mais que um julgamento baseado nos autos. Impossibilitado pelas próprias circunstâncias de convencer o mais ingênuo dos parlamentares de sua inocência, Temer adota mais uma vez o lado mais espúrio da política e abre os cofres para comprar apoio. Esse mercado negro de votos é feito com dinheiro público e à luz do dia.

Se nos primeiros 5 meses de governo, Temer havia liberado 959 milhões em emendas parlamentares para deputados e senadores, apenas no mês de junho esse valor foi de 4,2 bilhões de reais. Ou seja, após a denúncia de Joesley, em apenas um mês, o valor foi mais de 400% superior de todos os outros meses do ano somados. O nexo de casualidade fica mais que óbvio. Na Câmara, onde o presidente precisa de 342 votos para impedir que o processo siga no STF, foi onde houve a maior concentração de recursos. Apenas Jair Bolsonaro (PSC-RJ), o deputado campeão de emendas, foi contemplado com um montante de 18,5 milhões de reais, no primeiro semestre.

O uso de recursos provenientes de emendas parlamentares não é ilegal, mas se utilizados com fins claros de compra de votos, torna-se claramente imoral. Os valores são provenientes de emendas ao orçamento de 2017 e de restos a pagar. Ou seja, dinheiro público sendo usado para livrar um presidente corrupto da cadeia. A falta de pudores chegou a um nível tal, que a negociação é feita a luz do dia, para quem quiser ver. Não existe ao menos tentativas de disfarçar a operação de venda de apoio no mercado negro do salão verde.

Mas quanto custa o apoio de um deputado? Aqueles que têm valores não poderão ser comprados, mas esse tipo é raridade na Casa do Povo. Seria realmente um grande paradoxo se a mesma Câmara que destituiu uma presidente legítima por pedaladas fiscais absolvesse um presidente sabidamente corrupto.  A população não pode admitir que Temer escape de acusações tão sérias comprando apoio com dinheiro público. Toda atenção aos movimentos de nossos parlamentares, ou a conta sairá cara demais para o Brasil.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...